Boas Vindas

Seja bem vindo ao Bog da Saúde de Poço Branco.
Esperamos mostrar nossas riquezas e trabalhos.
A cidade mais atraente do Mato Grande espera sua visita.

12 de jun. de 2009

A NOVA SAÚDE!

A saúde pública do Brasil mudou consideravelmente com criação do SUS, há exatos 20 anos. Na esperança de melhorar o atendimento não só hospitalar ou curativo, mais principalmente priorisar a saúde preventiva, foram surgindo programas como o PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e mais adiante o PSF (Programa Saúde da Família), com o intuito único e exclusivo de atender a família na atenção básica, ou seja, com atendimentos de primeira necessidade e vitais para a melhoria na qualidade de vida, tais como o acompanhamento às gestantes, crianças, aos adolescentes, jovens, adultos e idosos. O princípio fundamental do PSF é levar informação junto a população a cerca de assuntos de extrema importância como, por exemplo, as doenças, suas formas contágio e tratamento. O município de Poço Branco conta com esse trabalho desde meados da década de 90, porém de forma aleatória e pobre em estrutura organizacional, realidade esta, que vem sendo mudada ano após ano. Como prova disto foi a criação das Equipes de Saúde da Família e o trabalho realizados por estas através de palestras, campanhas de concientização nas escolas, creches, enfim por toda a cidade.

Abaixo estão algumas das atividades realizadas em anos anteriores pelas equipes do PSF com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
FOTOS: ARQUIVO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Saúde do Idoso


Atendimento aos idosos no CCI, com aferições de Pressão Arterial, palestra sobre Hitertensão e Diadetes e entrega de material educativo como panfletos.

Dia mundial contra o tabaco

Realização de atividades físicas com a orientação da fisioterapeuta, palestras e distribuição de panfletos educativos.

Palestra para as gestantes com a BEMFAM

Trabalho de prevenção com as mulheres do planejamento familiar e com a gestantes pela equipe de profissionais da BEMFAM de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário